estilopropriobysir Já ouviram falar em Melasma - Estilo Próprio

Já ouviram falar em Melasma



Você sabe o que é melasma? É uma doença pigmentar que se caracteriza por manchas marrons que aparecem principalmente em mulheres aproximadamente 90% dos casos. São manchas de cor castanho-escura e de forma geralmente simétrica, que afetam principalmente a face, podendo atingir também braços e antebraços.
O problema tem grande influência na qualidade de vida do indivíduo. Uma pesquisa realizada em 2007 revelou que 57% dos pacientes com melasma sentiam vergonha e 43% afirmavam se sentir sujos e menos atraentes por causa do problema.
 “O melasma é causado por uma combinação de três fatores: exposição ao sol, predisposição genética e alterações hormonais. Por isso, gestantes e mulheres que usam contraceptivos orais ou passam por tratamento à base de hormônio são freqüentemente afetadas” O aparecimento das manchas ocorre quando as células responsáveis pela produção do pigmento que dá cor a pele são estimuladas pelos fatores desencadeadores do melasma, passam a produzir muita melanina (pigmento que dá cor à pele), causando uma desordem pigmentar.
Para evitar o problema, é essencial proteger-se diariamente do sol, com uso de protetor solar com alta proteção UVA e UVB. Mas quando prevenir já não é possível, é preciso usar um medicamento adequado para combater as manchas, como a combinação tripla de hidroquinona, ácido retinóico e esteróide tópico. “Ele atua sobre a doença inibindo a produção desenfreada de melanina, promovendo renovação celular e clareando as manchas. Além disso, a combinação de agentes ajuda a evitar irritações, muito comuns neste tipo de tratamento”.
Por se tratar de um produto que possui ácido retinóico, o inverno é uma ótima época para se tratar o melasma, pois a incidência de radiação solar é menor. Ainda assim, para que o tratamento seja eficaz, não se pode esquecer o protetor solar. FPS 50, ou superior.

2 comentários:

  1. Sir, minha mae na gravidez da minha irma mais nova teve esse problema, nao muito, mas ficou com algumas manchinhas no rosto devido a exposição ao sol.
    Ela está tratando até hj com ajuda de um dermatologista, usando acidos.
    Achei muito interessante seu post, ate recomendei em meu twitter. Muitas mulheres nao conhecem!
    Bjs querida!!

    ResponderExcluir
  2. Eu presenciei a luta da de uma pessoa muito querida contra o melasma,depois que ela engravidou ficou ainda mais forte, mas a felicida e que você pode diminuir a incidência se fizer o tratamento adquado.....

    beijos Carol e todos que aqui passam

    ResponderExcluir